Literatura | Contos | Presilhas de ouro.

      Glória é uma mulher humilde que vive no campo com sua família, o esposo Marcio tem problemas na coluna e não suporta o trabalho pesado sozinho a mulher se esmera em ajudar o marido, seus 05 filhos são menores e vão para a escola, ela fica o dia todo no mato ajudando no cultivo da lavoura de café que confere muito trabalho e cansaço. Quando chega a tarde as crianças voltam da escola e tem que ajudar no trabalho da casa e do quintal, quem chega na casa de Glória não diz que ela trabalha fora o dia todo tamanha organização e limpeza. As duas meninas que são mais velhas cuidam da casa e das roupas os meninos limpam o quintal varrem tudo em volta e trata das criações de porcos e galinhas. Na hora de dormir estão cansados e nem tem tempo de pensar besteiras ou perder sono imaginando coisas.
No dia seguinte eles acordam cedo e tem as obrigações antes de irem para escola depois do almoço a mãe coloca eles no ponto do carro escolar e segue para a lavoura com o almoço e o café para o marido, lá ela permanece até à tardinha trabalhando, ela tem as mãos calejadas e grossas do trabalho pesado. Marcio sempre diz a ela que um dia vai lhe dar uma vida confortável e cheia de luxo, ela sorri e pensa mesmo que este dia nunca chegue eu sou feliz assim como estamos. Ela diz que acredita e tecem sonhos lindos e cheios de mistérios os dois ali no meio da terra cortada e cheia de formigas, o sol ardente e a boca seca deixam eles meio que extasiados e nem vê as horas passar com tantos sonhos a mente viaja e quando baixa a guarda o sol, eles se lembram que é hora de voltar para a casa e olham para o céu e as primeiras estrelas despontam no horizonte. Glória e Marcio chegam e começa a seção trabalho doméstico, pais que estão exauridos, mas que buscam forças no sorriso dos filhos a contar as novidades e as belezas que leram nos livros e aprenderam algo novo.
Assim a noite vai chegando e o sono começa a rondar as lindas cabecinhas das crianças que estudam e sonham dias melhores.
Sempre quando aproxima o fim do ano as crianças sonham em passar de ano e ganhar um presente de papai Noel que eles acreditam existir e que só ganha presentes se forem bons filhos e bons alunos. Que tempo bom é este que ainda se acredita em papai Noel e suas renas. A mãe consulta ao marido para saber da possibilidade de comprar um presentinho simples para os filhos que os ajudaram bravamente nas tarefas diárias e estudaram com afinco. Marcio fica pensativo e diz como eu queria poder deixar você leva-os a cidade e fazer compras a gosto. A mulher limpa o suor do rosto e diz marido se puder comprar apenas um brinquedinho baratinho para os meninos e umas presilhas de cabelos para as meninas, nessa hora ele enche os olhos de lagrimas e diz, nossas filhas já estão mocinhas e eu nunca pude comprar a elas nem um par de prendedor de cabelos, que vida esta mulher, mas deixa estar ainda vamos poder comprar uma presilha de ouro para adornar os lindos cabelos delas. Sandra e Resida as duas filhas mais velhas com seus longos cabelos banhados em água de coco e todo encaracolados ficaria lindo em uma presilha de ouro. Os três filhos Samuel, Daniel e Geisel, eles ficariam satisfeitos com uns carrinhos cheios de boizinhos. Glória diz marido nossos filhos são excelentes e entenderam a nossa situação. Que bom que temos o trabalho para garantir nosso sustento e o estudo a eles. Ao menos não ficarão como nós sem entender bem das letras, mas se Deus quiser quando nossa vida melhorar vamos comprar muitos presentes eles irão gostar. Nesta doce ilusão de dias melhores e com a cabeça cheia de lindos sonhos eles se dão conta que é hora de voltar ao lar, onde encontram os filhos felizes e cheios de novidades, eles contam alegremente aos pais que ganharam brindes na escola dado pelos professores. Último dia de aula e todos os alunos ganham uma lembrancinha esforço dos professores que querem agradar a seus alunos com um mimo simples, mas que faz eles se sentirem felizes. Marcio e Glória se olham e dizem baixinho Deus nos ouviu e nos abençoou nossos filhos são lindos e estão felizes, se abraçam e agradecem a Deus pela vida que tem.  

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.

publicidade

Busque por Tag

. .#amor .#amor. .#ficção .#ficção. .#poema # o desempregado # o sonho que morri #a coruja e joaquim #a lenda da lua #a menina #a menina astrônoma #a modelo em decadencia #a morte de Dorothy #a vida de euclides e eva #abrigo santa helena #agradecimentos #alho #alzheimer #amigas inseparaveis. #amontoados de letras #amor #amores #Animais #anjos. #apaixonado #Arte Cênica #artigo #atitude. #autora #aventuras #aventuras. #aviso #avitoriafeminina #beleza #beneficios #brasileira #canção #canções. #cão #cerveja #comportamento #conto #conto. #conto.#ficção #conto.#ficção. #contos #contos. #coração. #costura #couto #criança #criança levada #Cuidados #culinaria #culinária #Cultura #Cultura. #curiosiades #curiosiades.#romance #curiosiades.#zona rural. #curiosidade #curiosidade. #curiosidades #curiosidades. #curiosidades.#romance #curiosidades#romances#historias #curiosidades#romances#historias#contos #decisoes #atitudes #desejos #despedida. #Deus #dia #dia dos namorados #dicas #distante #ébano #ebook #educação #enfermagem #escritora #escritoraluziacouto. #estorias #euzinha #expectativa #família #familia. #ficção #ficção #curiosidades #ficção #curiosidades. #ficção. #ficção.#Cultura. #fim #gabriela #Gatinhos #Gato #generosidade #historias #historias#romances#contos#curiosidades #homenagem. #impossível #inesquecível. #informação #inverno da paixão #irmasseparadas #lagrimas #leitores. #lembranças #lenda #letras. #literartura #literatura #literatura. #livros #lú couto #luar. #luz #luzia #luzia Couto #mãe #mãe. #manhãs #maria marcia #melancolia. #mensagem #Mércia a médica #minha pequena Mia #mudou #mulher #natal. #natureza. #noite #o ciber café #o concurso. #o destino #o olhar deCeleste #olhos. #outono #paixão #paz #pianodasaudade. #poeias #poema #poemas #poes #poesia #poesia #poema #texto #poesia #poemas #amor #textos #poesia #textos #poemas #poesia#textos #poesias #poesias #textos #poesias#textos #poetico #profissionais #prosa #quando o amor acontece. #quando tudo aconteceu #quero #receita #receitas #reflexão #roamances. #roamnces #roamnces. #romance #romance. #romances #romances. #romantico #romântico #rosas #saudades #saudades e lembranças #saudades. #saúde #sedução. #segredos #sentimentos #silencio. #sobrevivente #solar #solidão. #solidariedade #sonhar #sorrisos. #sugestões #talvez #Teatro #tempo #texto #textos #trabalho #triste #truqes #truques #um inimigo oculto #um patrão do bem #um pequeno jardim #uma mulher marcada pelo passado #uma santa desconhecida #umaconfeiteradesucesso #umamulhermisteriosa #universo #uso #versos #vida #você sabia #yasmim a menina bailarina Boca de Cena Curiosidades literatura poema romantico romantismo